capa_mapa_logo_afastado

 

CARTOGRAFIA SOBRE RESQUÍCIOS DA DITADURA MILITAR É LANÇADA EM FORTALEZA

Idealizado pelo Coletivo Aparecidos Políticos, o projeto “Conexões Cartográficas da Memória” traz um mapeamento dos resquícios físicos da Ditadura Militar na capital.

A partir da próxima terça-feira, dia 28 de julho, a população de Fortaleza contará com uma verdadeira cartografia sobre os resquícios do período da Ditadura Militar na capital, nesta época em que se rememora os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. O Coletivo Aparecidos Políticos lançará o mapeamento “Conexões Cartográficas da Memória” a partir das 10h, no Teatro Antonieta Noronha, na Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Cerca de 30 anos depois do início do período de redemocratização no Brasil, e mesmo depois da publicação do relatório final da Comissão da Verdade, ainda contamos com diversas homenagens e honrarias a colaboradores da Ditadura Militar no país. São torturadores, genocidas, gestores biônicos, empresários, dentre outros, que permanecem nomeando prédios públicos, hospitais, ruas e até escolas, mostrando que esta permanece como prática ainda bastante enraizada.

Ao longo de cinco anos, o Coletivo Aparecidos Políticos realizou uma série de intervenções urbanas na cidade Fortaleza, aplicando o rebatismo popular como metodologia, além de catalogar os espaços que prestam homenagens aos golpistas, elencando outros espaços que simbolizaram focos de resistência e de repressão em nossa cidade para, daí, reconstruir a memória política de Fortaleza.

O resultado deste processo, que conta com fotos, vídeos e materiais impressos, será disponibilizado a todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, a fim de gerar debates acerca da temática no âmbito escolar. É ainda objetivo do Coletivo Aparecidos Políticos disponibilizar o mapeamento aos visitantes do Memorial da Resistência: Arquivo das Sombras, presente na Secultfor, onde, no período da Ditadura Militar, também foi centro de torturas.

O projeto “Conexões Cartográficas da Memória” foi contemplado no I Edital de Concurso Público Programa de Residências e Intercâmbios de 2013, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

:: SERVIÇO
Cartografia sobre resquícios da Ditadura Militar é lançada em Fortaleza
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 04, Centro)
Data: 28 de julho, terça-feira, a partir das 10h

 

Vídeos do Projeto:

Uma das produções do projeto: mapa contendo as informações de logradouros e locais com referência à memória da ditadura. Ao lado, sinalização de alguns dos locais aos quais fizemos a intervenção de acordo com o mapa.

Deixe um comentário