Cartaz prestes

(Por Julia Lopes)
O comunismo, no Brasil, tem como um de seus principais personagens o militar, engenheiro e político Luiz Carlos Prestes. Parte dessa história é contata por Anita Leocádia Prestes no livro Luiz Carlos Prestes – o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990) que ela vem a Fortaleza lançar nesta sexta-feira 22 de março. A programação inclui ainda a abertura de uma exposição na Associação 64/68 – Anistia, no mesmo dia, e uma fala de Anita no Centro de Formação Frei Humberto, no sábado. A visita faz parte de uma turnê que a historiadora iniciou no Nordeste poucos dias antes, em 18 de março, e tem a capital cearense como última parada.

O livro se concentra no período da atuação política de Prestes entre a aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento, em 1990. Segundo a apresentação, “o leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado ‘stalinismo’ no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/57”. O lançamento do livro acontece na Câmara Municipal de Fortaleza, às 19 horas.

Antes do lançamento, porém, Anita faz a abertura da exposição Prestes no Ceará, com imagens e documentos referentes ao período em que o comunista esteve no Estado. Montada pelo coletivo Aparecidos Políticos, a mostra entrelaça a linguagem do stencil à fotografia, sempre com o tema que remete ao título. De um lado, a exposição traz um mapa do Ceará com o percurso da Coluna Prestes, fazendo referência àquele período. De outro, concentra a recuperação histórica da década de 50 aos anos atuais – inclusive trazendo sua ligação a figuras locais, como o comunista Tarcísio Leitão e outros companheiros. O texto de abertura é de Mário Albuquerque. No sábado, Anita profere a palestra “A Carta aos Comunistas de Luiz Carlos Prestes: antecedentes e desdobramentos”, no Centro de Formação Frei Humberto.

A vinda de Anita é uma iniciativa de um grupo de diversas entidades e instituições: Aparecidos Politicos, Associação 64 / 68 – Anistia, Centro de Formação Frei Humberto, Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Desarma Brasil, Editora Expressão Popular, Instituto Caio Prado Jr., Mandato Ecos da Cidade – Ver. João Alfredo (PSOL), MST, PCB-CE, Projeto Marcas da Memória (Comissão de Anistia-Ministério da Justiça), Rede Nacional dos Advogados Populares, Sociedade dos Poetas Vivos.

Quem é Anita Leocádia Prestes
Anita, que nasceu na prisão feminina no Campo de Concentração de Barnimstrasse (Alemanha), esteve, por toda a vida, dedicada à luta política –principalmente através de sua formação como historiadora. É autora de diversos livros – entre eles Anos Tormentosos, de 2002, Os Comunistas Brasileiros (1945-1956/58) e Luiz Carlos Prestes e a Política do PCB, de 2010, e La Columna Prestes (em espanhol), do ano seguinte.

Serviço
Exposição Prestes no Ceará
Onde: Associação 64/68 – Anistia: Rua Instuto do Ceará, 164 – ao lado da FEAAC-UFC
Quando: 22 de março, às 17h
Outras informações: 3223 6468

Lançamento do livro Luiz Carlos Prestes – o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)
Ano: 2012
N° de páginas: 335
Preço: R$ 25
Onde: Câmara Municipal de Fortaleza: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro
Quando: dia 22 de março, às 19h30
Outras informações: 3444 8361 (Gabinete do ver. João Alfredo)

Palestra com Anita Leocádia Prestes
Tema: A Carta aos Comunistas de Luiz Carlos Prestes: antecedentes e desdobramentos.
Onde: Centro de Formação Frei Humberto – Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape.
Quando: sábado, 23 de março, de 8h30 as 12h
Outras informações: 3472 5572

 

 

Deixe um comentário