Grupo Aparecidos Políticos

O grupo Aparecidos Políticos, cheap formado em sua maioria por estudantes da Licenciatura em Artes do campus de Fortaleza do IFCE, ampoule acaba de ser contemplado num edital da Fundação Nacional de Artes e irá desenvolver, no período de 17 de abril a 03 de maio, o projeto Intervenção Urbana pelo Ar nas cidades de Campinas-SP e Marabá-PA. A iniciativa consiste na realização de oficinas com o objetivo de localizar cerca de 180 desaparecidos políticos da época da Ditadura Militar (1964-1985) ou seus restos mortais.

Além disso, o grupo ainda pretende realizar uma intervenção urbana por meio da Rádio Arte e abrir espaços de debates e discussões sobre o direito à memória, à justiça, à verdade e à democratização da comunicação. Desde outubro de 2010, os Aparecidos Políticos desenvolvem o trabalho em parceria com movimentos sociais, organizações e coletivos artísticos, sempre fazendo referência à memória dos mortos e desaparecidos políticos da época do regime ditatorial no Brasil.

A escolha das cidades de Campinas-SP e Marabá-PA deveu-se aos fatos de esta ter sido um dos focos de resistência à ditadura com a famosa Guerrilha do Araguaia e aquela ter tido um destaque nacional como espaço de referência na utilização de rádios livres e alternativas. Os interessados em participar das oficinas, gratuitas em ambas as cidades, devem enviar e-mail para [email protected]. Mais informações sobre a atuação do grupo, basta acessar o site www.aparecidospoliticos.com.br.

Na imagem, uma das experiências de rádio arte sendo realizada (divulgação)

Rafael Oliveira – Fortaleza

Fonte: http://www.cefetce.br/index.php/noticias/3-outras-noticias/991-estudantes-de-artes-visuais-realizam-oficinas

 

Deixe um comentário