Memória, Verdade e Justiça:

Armazém Memória: Um resgate coletivo da história – visando colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas, que possam garantir ao cidadão brasileiro o acesso à sua memória histórica.

Arpilleras da Resistência Chilena: A Arpillera é uma técnica têxtil chilena que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras de Isla Negra, localizada no litoral central chileno.

Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia:

Campanha Cumpra-se: A Campanha CUMPRA-SE é um esforço cidadão de indivíduos, coletivos, entidades e movimentos sociais, para que a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos seja cumprida integralmente, visando a afirmação dos direitos humanos no Brasil.

Campanha Para que não se esqueça: Campanha com vasto material multimídia

Coletivo Político QUEM: Resgatar, atualizar e reconfigurar manifestações artísticas de resistência à ditadura?

Comissão de Anistia do Ministério da Justiça: instalada pelo Ministério da Justiça, no dia 28 de agosto de 2001. Criada pela Medida Provisória n.º 2.151, a Comissão está analisando os pedidos de indenização formulados pelas pessoas que foram impedidas de exercer atividades econômicas por motivação exclusivamente política desde 18 de setembro de 1946 até cinco de outubro de 1988.

 Comissão Nacional da Verdade Brasil: criada pela Lei 12528/2011 e instituída em maio de 2012. Ela tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos, praticadas por agentes públicos, ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Comitê da Verdade, Memória e Justiça no Ceará:

Cordão da Mentira: Composto por coletivos políticos, grupos de teatro e sambistas de diversos grupos e escolas de São Paulo, o Cordão da Mentira discutirá, de modo bem humorado e radical, de quem são os interesses que bloqueiam uma real transformação da sociedade brasileira

 Desaparecidos Políticos: O objetivo é divulgar as investigações sobre as mortes, a localização dos restos mortais das vítimas da ditadura e identificar os responsáveis pelos crimes de tortura, homicídio e ocultação dos cadáveres de dezenas de pessoas durante o período da ditadura

Documentos Revelados: resultado de anos de garimpagem nos arquivos estaduais e arquivo da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, de vasculhar  caixas e pastas AZ, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês,relatórios e

Escuta – Espaço Cultural: A nossa história começou em 1980 com o trabalho de educação de base desenvolvido por jovens, religiosos, leigos e missionários da Comunidades Eclesiais de Base-CEBś na Favela da Fumaça, hoje, Comunidade Frei Tito de Alencar

Espacio Memoria y Derechos Humanos – Argentina: se establece en el predio donde la Escuela de Mecánica de la Armada (ESMA) funcionó durante la dictadura cívico militar (1976-1983) como uno de los emblemáticos centros clandestinos de detención, tortura y exterminio, en el que fueron desaparecidas alrede

Frente de Esculacho Popular:  Justiça e Punição para todos responsáveis e co-responsáveis, civis e militares pelo extermínio na ditadura militar. Pelo fim da farsa da Lei da Anistia para torturadores.

Grupo de Arte Callejero – Argentina: Coletivo de Arte Urbana da Argentina realiza escraches e intervenções urbanas

Grupo Tortura Nunca Mais – SP: informar e apoiar a mobilização sobre temas relativos à denúncia e combate à tortura, defesa dos direitos humanos e de combate à criminalização dos movimentos sociais.

HIJOS – Argentina: (Hijos e Hijas por la Identidad y la Justicia contra el Olvido y el Silencio) es una agrupación creada en 1995, a partir la necesidad de juntarnos, reivindicar la luchade nuestros padres y sus compañeros, buscar a nuestros hermanos apropiados, luchar cont

Instituto Vladimir Herzog:  tem a missão de contribuir para a reflexão e a produção de informações que garantam o direito à vida e à justiça.

João e Maria.doc: produz documentários históricos, de registro e resgate da memória, com um viés social e político. Tem esse nome bem brasileiro, porque se debruça principalmente sobre a história e identidade do nosso país.

Kiwi Companhia de Teatro: Um dos objetivos do grupo responde à necessidade de, simultaneamente, fazer e pensar o teatro, contribuindo para a construção de pensamento crítico à respeito da sociedade brasileira.

 Londres 38 – Chile: Ex-centro de Detenção em Santiago. busca contribuir al conocimiento y transmisión de las memorias e historia de este lugar, de sus protagonistas y de las experiencias de lucha y resistencia relacionadas.

 Madres y Familiares de Uruguayos Detenidos Desaparecidos:  un grupo de madres y familiares de uruguayos detenidos desaparecidos que desde los años ´70 nos empezamos a juntar para buscarlos, aún con la esperanza de encontrarlos vivos.

Memoria Aberta: Argentina: diversas informações, sendo construída a partir de uma dinâmica processual e colaborativa

Memória Cine Br: Você poderá descobrir mais de quatorze mil documentos entre processos de censura, material de imprensa e relatórios do DEOPS de 444 filmes brasileiros.

Memorial da Resistência de São Paulo: É uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departa

Memórias Reveladas: O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado “Memórias Reveladas”, foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da

 Museo de la Memoria y los Derechos Humanos – Chile: un espacio destinado a dar visibilidad a las violaciones a los derechos humanos cometidas por el Estado de Chile entre 1973 y 1990;

Museu da Memória – Argentina: Em Rosário, uma cidade bem menos populosa que Fortaleza, foi criado pela muncipalidade um museu que trabalha ativando a memória e os arquivos referentes a ditadura.

Núcleo Memória:  Suas atividades consistem na promoção de políticas públicas nas questões referentes à Memória Política, na defesa dos Direitos Humanos e em ações educativas nessas áreas.

Parque com Esculturas em Buenos Aires: Em Buenos Aires, em uma região supervalorizada no centro da cidade, foi criado este parque com esculturas para deixar marcadas reflexões sobre a ditadura.

Paulo Fonteles Filho:  A morte não é verdade quando se cumpre bem o papel da vida (José Martí)

Peça de Teatro Filha da Anistia: “Filha da Anistia” conta a história de uma jovem que parte em busca do pai que nunca conhecera e acaba descobrindo um passado de mentiras e omissões, forjado durante os anos de chumbo no Brasil.

Stolperstein – Gunter Demnig: é um projeto do artista plástico Gunter Demnig oriundo de Berlim, que tem como objetivo criar monumentos memoriais para relembrar as vítimas do nazismo mortos durante as deportações, nos campos de concentração ou por escolherem o suicídio

Tortura Nunca Mais-RJ: O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ  foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por familiares de mortos e desaparecidos políticos.

Transicional Justice: “Transitional Justice in Brazil” is a blog supported by the CELT program and the Stone Center for Latin American Studies at Tulane University. Professor Rebecca Atencio created and continues to oversee the blog, assisted by Tulane students Hilary Johnson (MA candidate, Latin American Studies) and Vanessa Castañeda (PhD candidate, Latin American Studies).

Videoteca Digital: Série de videos sobre a anistia e os crimes de lesa-humanidade

 

 

 

Arte Ativista:

Actipedia:  is an open-access, user-generated database of creative activism. It’s a place to read about, comment upon, and share experiences and examples of how activists and artists are using creative tactics and strategies to challenge power and offer visions of a

Adbusters: Global network of artists, activists, writers, pranksters, students and educators who want to advance the new social activist movement of the information age.

Archivo Gráfico Anticapitalista: Imagens de diversos cartazes de lutas anticapitalistas pelo mundo

Argentina Arde: Somos nuestras armas. Fotografías y palabras con las que comunicamos lo que vemos, lo que escuchamos, lo que sentimos lo que nos da bronca, lo que nos da aliento.

Art in the Public Interest: a nonprofit organization that supports the belief that the arts are an integral part of a healthy culture, and that community-based arts provide significant value both to communities and artists.

Asamblea de Artistas Revolucionarios de Oaxaca: ASARO es una asamblea de artistas de diversas disciplinas artísticas para crear un arte público y restituirle su fin social.

BaixaCultura: concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e  à (contra) cultura digital.

Billboard Liberation Front: We offer a broad range of black-bag operations and cultural jam services, from project management and subversion consulting to media manipulation and thought placement.

Blog Arte Libertária: Este blog é uma ferramenta de difusão do muralismo e de toda ação direta que se manifeste como arte, e que bata de frente com a sociedade cinzenta em que sobrevivemos, de uma forma libertária e popular, com autonomia e ousadia.

Carlos Latuff: “A função do artista é violentar” (Glauber Rocha)

Cartazes Revolução Russa: Cartazes Revolução Russa

Center for Artistic Activism:  a place to explore, analyze, and strengthen connections between social activism and artistic practice. Our goal is to make more creative activists and more effective artists. We aim to win.

Clandestine Insurgent Rebel Clown Army (CIRCA): We are clowns because what else can one be in such a stupid world. Because inside everyone is a lawless clown trying to escape. Because nothing undermines authority like holding it up to ridicule.

Coletivo Camaradas:  Coletivo de Arte e Política da região do Cariri-CE

Coletivo Curto-circuito: Unidade de Subversão Desejante, Agenciamento Coletivo de Enunciação, Grupelho em Semiose. Situ-Ações Micropolíticas no Cotidiano partindo de Intervenções-Obras-Experiências pontuais e efêmeras.

Coletivo Filé de Peixe: Atua desde 2006, realizando ações de intervenção urbana com base no audiovisual e projetos de ocupação artística em espaços não convencionais, como garagens, pátios, becos e solares.

Coletivo Transverso: Encontre o seu lugar. Particularize. Faça parte. Deixe cicatrizes contemporâneas. Pinturas Rupestres. Tatuagens Efêmeras. Seja solidário. Transcreva, transmute. Abra espaço para que as borboletas possam voar sobre o concreto.

com.posições.políticas:  nasce da vontade de evidenciar a importância do posicionamento político e da constatação de que, também através das práticas artísticas podemos construir nosso próprio espaço de ação política aqui e agora, de maneira individual ou coletiva.

Comando Creativo – Propaganda Bolivariana: Grupo de guerrilha comunicacional da Venezuela

Convergencia Gráfica – México: Somos una convergencia de integrantes de distintos colectivos y organizaciones: mayoritariamente adherentes a La Otra Campaña zapatista.

Critical Art Ensemble: a collective of five tactical media practitioners of various specializations including computer graphics and web design, film/video, photography, text art, book art, and performance.

 En Medio: Hemos abierto un espacio Enmedio del escenerario donde actúa la comunicación de nuestros días. Enmedio de la política, del arte y de las nuevas tecnologías. Enmedio de lo individual y lo colectivo.

Etcétera:  comenzamos a experimentar colectivamente el deseo de conformar un grupo y ser parte de un movimiento con el cual podríamos interactuar en diferentes escenarios sociales, llevando el arte a las calles, a los espacios de conflicto social.

flo6x8: Flamenco, danza y critica a los bancos

Frente 3 de Fevereiro: Grupo transdisciplinar de pesquisa e ação directa acerca do racismo na sociedade brasileira.

GIA – Grupo de Interferência Ambiental: Aleatoriedade, humor e reflexões a respeito da vida cotidiana e suas singularidades: talvez esses sejam pontos chaves do Grupo de Interferência Ambiental – GIA, coletivo artístico que foge a qualquer tentativa de definição.

Grupo Expressões Humanas: grupo de teatro experimental que completa 20 anos de existência se consolidando como um grupo propagador da cultura brasileira, comprometido com a práxis artística contemporânea e configurando-se também, como grupo que desenvolve uma ação transformadora.

Grupo Risco: Grupo interdisciplinar de estudo e ação sobre o território e seus desdobramentos sociais, artísticos e tecnológicos.

Guerrilla Girls: We’re a bunch of anonymous females who take the names of dead women artists as pseudonyms and appear in public wearing gorilla masks.

Guerrilla News:

Memetro: Memetro es un tipo trastorno del funcionamiento de la memoria, durante el cual la persona afectada es incapaz de recordar que según la normativa vigente de los transportes metropolitanos, ha de validar el título de transporte en la entrada de las instalac

 Kidult: Armado com um extintor de incêndio carregado de tinta, o grafiteiro e pichador Kidult é o terror das grifes de luxo.

Labor Arts: Labor Arts presents powerful images to further understanding of the past and present lives of working people. We believe that labor arts include three types of images

Laboratory of Insurrectionary Imagination:   We are not an institution or a group, not a network nor an NGO, but an affinity of friends who recognise the beauty of collective creative disobedience.

Luther Blissett: is a multi-use name, an “open reputation” informally adopted and shared by hundreds of artists and social activists all over Europe

Media Sana: coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania.

Mujeres Públicas: grupo feminista de activismo visual que trabaja colectivamente desde el año 2003. Nuestra propuesta es el abordaje de lo político a partir de la creatividad como alternativa a formas más tradicionales de militancia.

Muralha Rubro Negra: O Coletivo de Ação e Propaganda Muralha Rubro Negra foi criado em 2007 para a prática muralista. O objetivo não é apenas fazer muralismo e sim estar engajado e comprometido com a transformação social.

 Not an Alternative: a non-profit organization with a mission to affect popular understandings of events, symbols, and history. They curate and produce work that questions and leverages the tools of advertising, architecture, exhibit design, branding, and public relations.

Poro – Intervenções Urbanas e Ações Efêmeras: Atua desde 2002 com a realização de intervenções urbanas e ações efêmeras que tentam levantar questões sobre os problemas das cidades através de uma ocupação poética e crítica dos espaços.

Poster Boy: Artista que intervém com estiletes em propagandas

Teatro Máquina: grupo de Fortaleza (CE), desenvolve processos criativos coletivamente, sempre pautados na investigação de uma linguagem narrativa e corporal.

The Yes Men: a combination of devastatingly intelligent critique with slapstick hilarity. You are holding in your hands the next breakthrough book on globalization—thank god it’s so much fun to read

Wikitoki: Un espacio para hacer circular pensamientos e ideas  Investigar y crear medios de producción “de baja tecnologías” articulándose en el contexto latinoamericano.

Women Artist in Revolution: Director Lynn Hershman Leeson has collected hundreds of hours of interviews with visionary artists, historians, curators and critics who shaped the beliefs and values of the Feminist Art Movement

Wu Ming: We are a collective of novelists based in Italy, a country that’s living its darkest period since the old days of fascist dictatorship (1922-1945).

Yomango:  es una franquicia que te montas donde quieres. El estilo YOMANGO es un proceso abierto. Crea herramientas, prototipos y dinámicas que fluyen y proliferan, que esperan ser reapropiadas y circular. Una marca que es de todo el mundo. Que va y viene del comú

 

 

Outros:

Calendário de Movimentos Sociais: Sem organização, os movimentos sociais não afloram. Sem memória, não se conhecem. Um calendário pode ser pervertido e, de um simples formatador do cotidiano, se transformar num quadro concreto de comuns para a mudança social.

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente: Defender os direitos de crianças e adolescentes, especialmente quando violados pela ação ou omissão do poder público, visando o exercício integral e universal dos direitos humanos.

Centro de Mídia Independente: O CMI Brasil quer dar voz à quem não têm voz constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais.

 Copyfight: Copyfight nos leva às múltiplas trincheiras de um polêmico tema da atualidade: a propriedade privada sobre o imaterial. Artistas, pesquisadores, agricultores, camelôs, hackers, médicos…

Donos da Mídia:  reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil.

Foro Argentino de Radios Comunitarias: agrupa emisoras que ejercen la radiodifusión como un servicio a la comunidad y la comunicación como un derecho de todas las personas.

Grupo Acidum: Grupo de Intervenção Urbana de Fortaleza-CE e Recife-PE

 Levante Popular da Juventude: O Levante Popular da Juventude é uma organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade.

Mães de Maio:  Movimento das mães das vítimas da violência de Estado

Meio Fio Pesquisa-ação: O grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação é um coletivo vinculado ao curso de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). É composto por alunos, artistas e educadores, com objetivo de trabalhar arte como modo de interação.

 Nexo FM – Argentina: Rádio Comunitária Argentina

 Observatório do Direito à Comunicação: tem como objetivo central criar um ambiente de acompanhamento e reflexão sobre o campo da comunicação, entendendo esta como um direito humano.

Passa Palavra: Site de Informações

Projeto CadaFalso: O projeto cadaFalso é um canal de pesquisa e experimentação da multi-linguagem de Fortaleza.

Rádio Cordel Libertário: Como próprio nome já diz esse blog tem o objetivo de propagar o conhecimento, e gerar reflexão, seja através da comunicação escrita, verbal ou musical, para que possamos ter um veiculo de comunicação capaz de ajudar a luta libertária.

Rádio La Bemba – Argentina: La Bemba es una una radio abierta a la comunidad, organizaciones barriales, organismos de DDHH, jóvenes, escuelas, que quieran ejercer su derecho a la comunicación; un derecho fundamental, constituído e inalienable, que impregna todos los otros derecho

Radio Sur 90.1 FM – Argentina: Nos sentimos a gusto en el abrazo cotidiano de la amistad, el mate como testigo de horas compartidas, las alegrías del pueblo, la participación en las luchas populares, la crítica cotidiana y la fuerza apasionada de nuestras ideas por un mundo mejor

Rádio Voz da Ilha: Somos um coletivo de rádio livre e jornalismo popular, atuamos no bairro do Abial do Município de Tefé, com nossas atividades como: Cursos, Oficinas e Viagens, aos mais diversos lugares de Tefé, Alvarães, Uarini, Jutaí e Fonte Boa. Lutamos pela Democratiz

Rádio Xibé: Este espaço é para exercício do direito à comunicação, mantido por pessoas do Centro de Mídia Independente de Tefé (CMI), um coletivo autônomo e aberto à participação da comunidade, membro Oficial da rede CMI-Brasil.

Recife Resiste: coletivo de contra-informação e como uma ferramenta para catalisar a articulação entre os movimentos e resistentes.

Rede Nacional de Meios Alternativos (Argentina)

Revista Caros Amigos: A primeira à esquerda

Revista Reticências Crítica de Arte…: Tem por objetivo estimular o debate e o exercício experimental da linguagem escrita sobre arte contemporânea.

Rizoma de Rádios Livres: O Rizoma de Rádios Livres / Projeto Orelha é um coletivo que dá suporte tecnológico para a construção de uma Comunidade Online de Rádios Livres.

Selo Coletivo: Coletivo de Fortaleza-CE

Tv Bom Jardim:A Web TV do Grande Bom Jardim, ou Bom Jardim TV, surgiu do desejo de apresentar aos moradores de Fortaleza uma nova visão sobre o Grande Bom Jardim. Esta comunidade que há anos tem sido vista como a mais violenta da cidade. Sabemos que os problemas existe
Traficantes de Sueños:  Nace con el propósito de ser un punto de encuentro y debate de las diferentes realidades de los movimientos sociales.

Universidade Nômade: rede transnacional, que se compõe de militantes, intelectuais, artistas, grupos de pesquisa, coletivos, ativistas de cursinhos pré-vestibulares populares, blogues, e pontos em geral dispersos em redes sociais, produtivas e colaborativas.

Zagaia: Já nascemos velhos. O cansaço branco da ditadura da realidade. Mas buscamos o sentido pelo novo. Usamos óculos – lente divergente, lente de ver gente. E caminhando de um lado para o outro, tecemos nossas armadilhas.

 

Facebook

 

Deixe uma resposta