cartaz1_contra_censura_2

No contexto de crescimento do conservadorismo, pós Golpe de 2016, as artes tem sido um segmento vítima de arbitrariedades que mais lembram os períodos da Ditadura de 64. Desde 2017, obras de arte vem sendo proibidas, artistas atacados e até curadores e artistas levados coercitivamente para prestar depoimento.

Alguns casos mais emblemáticos são: censura à exposição Queermuseu e ataques ao curador Gaudêncio Fidelis, em Porto Alegre; difamações contra o coreógrafo Wagner Schwartz e o Museu de Arte Moderna de São Paulo; proibição de realização de uma exposição no Museu de Arte do Rio; censura à artista Simone Barreto, em Fortaleza e patrulhas conservadoras em exposições de Minas Gerais e da artista Alessandra Cunha, em Mato Grosso do Sul.

Recentemente, a obra do pintor e quadrinista Gidalti Moura Jr, ganhadora do Prêmio Jabuti 2017, que mostra um personagem de rua sendo perseguido por um policial com um cassetete na mão recebeu críticas de um policial militar no Facebook. A partir dai, a obra foi censurada da exposição em que se encontrava, no Parque Shopping Belém, no Pará.

Diante desta situação, nós do Coletivo Aparecidos Políticos, de Fortaleza-CE, resolvemos criar uma contra-ofensiva às censuras às artes, a partir da realização de uma Intervenção artística: esta nossa contra-ofensiva, um projeto artístico denominado “Intervenção Contra Intervenção” recebeu, recentemente, uma premiação no 69º Salão de Abril.

O objetivo desta nossa contra-ofensiva é repassar metade da premiação que recebemos para intervir nos ataques conservadores. A ideia é criar uma espécie de retroalimentação em que, quanto mais se ataque ou censure um artista ou movimento social, mais financiamento e mais apoio simbólico ele ganha.

Para essa nossa primeira iniciativa escolhemos doar a Gidalti Moura Jr., R$ 50 , por dia, até quando a obra estiver censurada na citada exposição.

Coletivo Aparecidos Políticos

#ContraCensura

Obs: Você está sabendo de alguma censura às artes em sua cidade?

Comunique a gente: aparecidospoliticos@gmail.com ou pelo nosso Perfil do Facebook: facebook.com/aparecidos.politicos/