Na Casa da Esquina,  encontro discute os campos de contato entre arte e política. Evento reúne professores e estudantes de universidades

Um pensamento político da arte estará em pauta nos dois dias do Seminário Arte & Política. Teóricos e integrantes de grupos artísticos debaterão os diálogos e as interseções entre arte e política, hoje e amanhã, na Casa da Esquina, sede dos grupos Teatro Máquina e Bagaceira. As inscrições, gratuitas, ocorrem no site do Grupo Teatro Máquina (teatromaquina.com) e podem ser feitas até o início das mesas-redondas.

Realizado pelo grupo Teatro Máquina, o seminário é uma das atividades do projeto de montagem do espetáculo Diga que você está de acordo!, em cartaz desde julho deste ano e que foi contemplado no Prêmio Funarte Teatro Myriam Muniz de 2013.

Fran Teixeira, diretora do Teatro Máquina, aponta os objetivos dos seminários nos dois dias como provocações aos debatedores a respeito das relações entre arte e política nas áreas de atuação de cada um.

No primeiro debate, com os grupos Aparecidos Políticos, Nóis de Teatro e VDM Crew, essa relação será proposta a partir das obras e dos experimentos práticos de cada grupo. O Coletivo Aparecidos Políticos é um grupo que pratica intervenções urbanas como forma de relembrar e atentar às ações da Ditadura Militar. O grupo teatral Nóis de Teatro, com peças como A Granja (2009), Sertão.doc (2010) e Quase Nada (2014), baseia-se nos movimentos de periferia e do Interior para suas obras. Já o VDM Crew é um grupo de grafite, possuindo trabalhos expostos por toda a cidade. O mediador desse debate, Thiago Arrais, é professor do IFCE e diretor do Coletivo Soul.

No segundo dia, com os professores Leonardo Sá e Ricardo Salmito, a discussão se dará na perspectiva dos estudos acadêmicos dos dois. Leonardo Sá, professor de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC), tem carreira acadêmica com estudos a respeito da violência nas periferias e favelas das cidades. Ricardo Salmito é professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri. O professor de Teatro do IFCE e integrante da Cia Inquieta de Teatros Gil Gyffony, mediará o segundo debate.

SERVIÇO

Seminário Arte & Politica
Quando:
Hoje e amanhã, das 10 às 13 horas
Onde: Casa da Esquina (rua João Lobo Filho, 62 — Bairro de Fátima)
Inscrições: Site do Teatro Máquina (www.teatromaquina.com)
Entrada franca
Telefone: (85) 3067-6343

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/10/09/noticiasjornalvidaearte,3328292/arte-na-politica-e-vice-versa.shtml

Deixe um comentário