roda conversa

Escute aqui o áudio:

1) Projeto de Extensão “Se essa rua fosse nossa”:

http://brasil.indymedia.org/media/2013/07//521910.mp3

2) Fala do Grupo Acidum:

http://brasil.indymedia.org/media/2013/07//521911.mp3

3) Fala do Coletivo Aparecidos Políticos:

http://brasil.indymedia.org/media/2013/07//521912.mp3

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Grupo de Pesquisa Relação da Infância, order Juventudes e Mídia – GRIM
 
CONVITE
 
IX Roda de Conversa
Comunicação e Arte Urbana: Processos Singulares e Coletivos e as Políticas de Resistência
 
A Pesquisa In(ter)venções Audiovisuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre convida para a IX Roda de Conversa com a participação da professora Anna Lucia dos Santos Vieira e Silva apresentando o Projeto de Extensão “Se essa rua fosse nossa”, os artistas ativistas Alexandre Mourão e Marcos Venicius do Coletivo Aparecidos Políticos e os artistas Robézio Marqs e Tereza Dequinta,  do Coletivo Acidum.
 
Dia: 04.07.2013
Horário: 15hs às 17:30hs
Local: Sala Audiovisual A no Curso de Comunicação – UFC
Convidados:
Projeto de Extensão “Se essa rua fosse nossa”
O Projeto “Se essa rua fosse nossa” acontece na Comunidade Lauro Vieira Chaves, em Fortaleza. O trabalho é uma continuidade do mutirão iniciado no SenEMAU-2012 (Seminário Nacional dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo) sediado pelo Canto. No mutirão também participaram artistas do Selo Coletivo. O projeto é coordenado pela professora Anna Lucia dos Santos Vieira e Silva – Arquiteta Urbanista (EESC-USP).  Doutora em Espacio Público y Regeneración Urbana, na Universidad de Barcelona (2011) com a tese: “Arte Espontânea na Rua: um estudo dos bairros Raval em Barcelona e Vila Madalena em São Paulo (2005 2009)”. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará.
 
Acidum
Coletivo de artistas que realiza interferências com arte urbana, na cidade de Fortaleza e em outros estados do país, desde 2006. Por onde passa o Acidum deixa sua marca – “mosca” – imagem que tomou a cena e o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o trabalho “Entregue às Moscas”, em 2008. Essa exposição potencializou o lançamento de um livro com o mesmo nome, em 2011. O coletivo atua com grafites, produção audiovisual, oficinas, performances ao ar livre, entre outras intervenções artísticas, contando com a colaboração de outros artistas. Em seus trabalhos estão presentes questões políticas, culturais e sociais que fazem pensar a relação entre arte e política e arte e vida. Ao afirmarem: “Se fala muito em viver da arte, pensamos que melhor é viver com arte” nos provocam a pensar na vida como obra de arte.
Para acessar fotografias, vídeos, informações e entrar em contato com o Acidum, este é o seu perfil no facebook: http://www.facebook.com/ grupoacidum
Na conversa teremos a presença dos artistas Robézio Marqs e Tereza Dequinta.  
 
 
Aparecidos Políticos
Coletivo de artistas ativistas que, desde outubro de 2010, realizam intervenções urbanas enfatizando a relação entre arte e política, na cidade de Fortaleza. Ao priorizarem ações voltadas à memória dos mais de trezentos mortos e desaparecidos políticos da Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) inventam outros modos de resistir propondo o rebatismo de espaços públicos que ainda carregam nomes de ditadores; a fixação de cartazes com as fotos dos desaparecidos; a abertura dos arquivos e, mais recentemente, a articulação desses temas com a democratização dos meios de comunicação por meio de experimentos com a linguagem da rádio, mais precisamente, a Zuada Rádio Livre. Imagens, informações e intervenções do coletivo podem ser acessadas no site www.aparecidospoliticos.com.br
Na conversa teremos a presença dos artistas ativistas Alexandre Mourão e Marcos Venicius.
 
Moderadora:
Deisimer Gorczevski – Pesquisadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Artes e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, no Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará. Coordenadora da Pesquisa In(ter)venções Audiovisuais das Juvenrtudes em Fortaleza e Porto Alegre.
 
Realização:
Coletivo de Pesquisa In(ter)venções Audio-Visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre.
Grupo de Pesquisa Relação da Infância, Juventudes e Mídia – GRIM – ICA/UFC.
 
Endereço:
Av. da Universidade, 2762 – Benfica
CEP 60.020-180

Fortaleza-CE

 

Foto: Joyce Marçal e Thayla Cavalcante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.